Cursos de Pós-Graduação EAD AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM BASE NA BNCC - 6 MESES

Apresentação

Este curso visa mostrar a importância da avaliação da aprendizagem na Educação Infantil e as séries iniciais do ensino fundamental propondo técnicas e meios do educador entendê-las em sala de aula. Ao avaliar uma criança em processo de ensino-aprendizagem, o professor deve trabalhar de forma recíproca as atividades propostas, onde a criança possa vivenciar um mundo diferente da sua realidade utilizando do ensinamento e da garantia do docente, assim, possibilita de fato uma avaliação segura e com continuidade de desenvolvimento. A avaliação não pode ser uma incógnita para o professor e para o aluno, ela deve ser clara dentro da proposta inicial.

Objetivos

GERAIS:
• Conceitualizar e ampliar os conhecimentos pertinentes ao universo da avaliação real e proveitosa;
• Mostrar o pensamento teórico e prático que servirão como base para a prática exercida pelo educador na educação infantil e series iniciais do ensino fundamental.

ESPECÍFICOS:
• Ressaltar a importância da avaliação no processo de ensino aprendizagem.
• Desenvolver a aprendizagem por meio da verificação da aprendizagem sem barreiras;
• Estimular o trabalho com a escrita, dando ênfase ao fazer de cada um em sua individualidade;
• Trabalhar a compreensão de mundo da avaliação e não um acerto de contas.

Público Alvo

Professores, Coordenadores e/ou profissionais de diversas áreas e formação, que tenham desejo de enriquecer suas aulas por meio da contação de histórias.

Programa

MÓDULO 1: O CONCEITO DE AVALIAÇÃO
1.1. Avaliação, mito e realidade
1.2. Diferenças entre avaliar e medir
1.3. Resultado X avaliação

MÓDULO 2: METODOLOGIAS E DIDÁTICAS
2.1. Metodologia do trabalho científico
2.2. Formação Docente
2.3. Didática do Ensino Superior

MODULO 3: AVALIAÇÃO NA EI
3.1. Avaliação e a BNCC na EI
3.2 Universo da EI
3.3. Docente X criança na EI

MÓDULO 4: AVALIAÇÃO NAS SÉRIERS INICIAIS DO EF
4.1. Avaliação e a BNCC no EF
4.2. Alfabetização e letramento
4.3. Avaliação X EF

MÓDULO 5: CONTRADIÇÕES DA AVALIAÇÃO
5.1: Avaliação nas crianças especiais
5.2. Escolha das formas e tempos de avaliar
5.3. Quando e como avaliar

MODULO 6: AVALIAÇÃO NA PERPSPECTIVA DA COMPREENSÃO
6.1. Estudos de caso sobre avaliação – justificativa;
6.2. Forma X tempo X idade
6.3. Construção de um trabalho que responda as dificuldades e acertos nos estudos de caso.

Docentes

• Lucimara Acosta ;
• Gerson Cordeiro;
• Marcia Vale.

Horário do Curso

Curso na modalidade EaD.
Conteúdo disponibilizado através de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que pode ser acessado de qualquer computador conectado à Internet de acordo com a disponibilidade do aluno.

Número de vagas

Obs.: Caso não haja o número mínimo de inscrições, a Unisanta se reserva o direito de não realizar o curso.

Documentos

- 1 Cópia do Diploma
- 1 Cópia do Histórico da Graduação
- 1 Cópia do RG
- 1 Cópia do CPF
- 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento
- 1 Cópia do Comprovante de Residência
- 1 Foto 3x4 - Contrato
* Todas cópias devem ser autenticadas em cartório;
* Após o pagamento da primeira parcela (matrícula), a documentação deverá ser entregue pelo aluno na secretaria de EAD da Universidade (pessoalmente) ou via correios - Endereço para envio: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA - EAD, Rua Doutor Cesário da Motta, 08 - Bloco F - Sala F12, Boqueirão - Santos/São Paulo, CEP 11045-040 ou por email: rose@unisanta.br.

Condições de pagamento

matrícula + 5 parcelas

Local

Universidade Santa Cecília