Cursos de Pós-Graduação EAD LATU SENSU EM CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS - 12 MESES

Apresentação

Em todo o mundo, o Brasil é um dos países de mais rápida urbanização, tendo passado de um país rural para um país urbano em apenas 50 anos, tanto que os últimos censos demonstraram que mais de 80% da população brasileira é urbana. Devido à falta de planejamento com que foram concebidas, a realidade do século XXI indica que as cidades serão palco de grandes problemas ambientais, seja decorrente de problemas em escala global, como o aumento da temperatura média do planeta, seja em escala local, em função de suas especificidades.
Assim, surge uma grande área dentro da Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, que é a concepção de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, para tratar de questões como moradia, transportes, drenagem, vias públicas e meio ambiente saudável, que revelam algumas das carências decorrentes do inchaço das cidades, tanto que constantemente são objetos de políticas públicas de planejamento e de implementação. Para integrar esses diversos fatores de infraestrutura, torna-se necessária a figura de um profissional capaz de viabilizar a tomada de decisão dos órgãos públicos de forma mais eficiente, a partir de uma visão sistêmica, técnica, e também humana. Uma cidade sustentável é uma cidade projetada considerando os impactos socioambientais. Em uma cidade sustentável o modelo e a dinâmica de desenvolvimento, além dos padrões de consumo, respeitam e cuidam dos recursos naturais e das gerações futuras.
Uma vez que as cidades devem ser pensadas como um elemento orgânico, regido por atores da iniciativa privada (imobiliárias, construtoras, incorporadoras e proprietários), pelo poder público (nas suas três esferas de poder) e pela população em geral, o profissional da área de planejamento urbano emerge como aquele responsável pelo intermédio das discussões técnicas para a tomada de decisão. A grande peculiaridade desse profissional, no entanto, que o distingue de um administrador público, é o seu conhecimento técnico nas especialidades das Engenharias, Urbanismo e Tecnologia da Informação: ele deve entender de materiais de construção civil, sustentabilidade, construtiva, geração de resíduos, transportes e mobilidade, saneamento, energia (hidroelétrica , eólica, solar, biomassa, mar motriz, etc.) pavimentações, solos, geomática, e principalmente saber unir todos esses conhecimentos para aplicá-los nas decisões sobre o que fazer nas cidades atuais e do futuro, onde os problemas não mais serão resolvidos apenas por desenhos e projetos mirabolantes e legislações arcaicas.
O principal atributo do profissional versado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, é integrar, no espaço urbano, com racionalidade e otimização, fatores como habitação, construções diversas, transportes e mobilidade, infraestrutura viária, saneamento, drenagem, uso adequado do solo, meio ambiente e gestão de resíduos, para que investidores e os órgãos públicos sejam capazes de tomar decisões e implementar projetos conforme a realidade e desafios do século XXI, que são enormes.
Cidades Inteligentes e Sustentáveis, pensam em mobilidade urbana sustentável como sendo aquela que promove o planejamento integrado, levando em consideração a interdependência entre os transportes, a saúde, o ambiente e o direito à cidade e os inúmeros aspectos das políticas públicas como moradia, geração de emprego e renda, perfil de uso das fontes de energia utilizadas e, principalmente, para que haja integração de todos os modais de transporte, priorizando principalmente a melhora da qualidade e o aumento do uso do transporte público, a segurança e conforto de pedestres e ciclistas, melhorando a qualidade de vida de todos.
A Pós-Graduação modalidade EaD em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, dentro da perspectiva de Smart Cities, tem o propósito de compreender a dinâmica sócio espacial do território urbanizado, em uma ótica crítica e segundo seus problemas, mazelas e desafios intrínsecos, de modo a oferecer por meio de estudos aplicados, propostas e possíveis soluções pa

Objetivos

GERAIS Capacitar profissionais das mais diversas áreas, notadamente Engenheiros, Arquitetos e Gestores Públicos, para os desafios do planejamento urbano e regional das cidades, bem como entender a urgência do (re) dimensionamento e gerenciamento das cidades no século XXI, com visão sistêmica e humana.
ESPECÍFICOS Preparar os alunos para atividades gerenciais nas organizações em seus novos desafios do mundo globalizado do século XXI dentro de um cenário de mudanças, incertezas e volatilidade.

Público Alvo

Profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, administração, tecnologia da informação - TI e profissionais de áreas afins. Engenheiros, Arquitetos, Administradores, Pesquisadores em Planejamento Regional e Urbano, Gestores de Cidade, Graduados em Tecnologia da Informação, Graduados em Ciências Ambientais, Geólogos, Geógrafos e Empreendedores Graduados em Curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

Programa

Cidades Inteligentes
Materiais de Construção
Direito Urbanístico
Planejamento Urbano
Economia Criativa
Gestão Pública Participativa
Geomática
Mobilidade Urbana
Transformação Digital
Metodologia da Pesquisa
Urbanismo e Conforto Ambiental
StartUps e Incubadoras
Habitação e Inclusão Social
Energia, iluminação e Telecomunicações
Gestão de Projetos
Segurança Pública
Gestão de Resíduos
Didática do Ensino Superior

Docentes

Profa. Ma Carla Regina Rocha - http://lattes.cnpq.br/5057900704337248
Prof. Me Fernando Barreira - http://lattes.cnpq.br/2070676339825145
Profa. Esp. Flávia Florêncio - http://lattes.cnpq.br/7851170470337557
Prof. Esp. José Ângelo Justo Alvarez - http://lattes.cnpq.br/7495592654053844
Prof. Doutor Juarez Ramos da Silva - http://lattes.cnpq.br/1145527769532164
Prof. Me Luiz Carlos Demétrio Laranjeira - http://lattes.cnpq.br/8112327100065303
Profa. Doutora Márcia Regina Silva do Vale - http://lattes.cnpq.br/9596507338400441
Prof. Me Rolden Baptista - http://lattes.cnpq.br/5138117850485424
Profª. Ma Cátia C. Mangueira - http://lattes.cnpq.br/1340046047506084
Profª. Esp. Fernanda Meneghello - http://lattes.cnpq.br/7668187727410576
Prof. Me Denilson Luiz Carvalho - http://lattes.cnpq.br/4585660374177742
Profª. Ma Greice Novaes Barbalho - http://lattes.cnpq.br/092773918156912
Profª. Esp. Angélica Magalhães - http://lattes.cnpq.br/7788112733621008
Prof. Me Cesar Capasso - http://lattes.cnpq.br/4419789363595300
Profª. Ma Carolina Ceci Moino - http://lattes.cnpq.br/0272853959193706
Profª. Ma Fabíola Adami - http://lattes.cnpq.br/6021783888654903
Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro - http://lattes.cnpq.br/5200805055897604

Número de vagas

Obs.: Caso não haja o número mínimo de inscrições, a Unisanta se reserva o direito de não realizar o curso.

Documentos

- 1 Cópia do Diploma
- 1 Cópia do Histórico da Graduação
- 1 Cópia do RG
- 1 Cópia do CPF
- 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento
- 1 Cópia do Comprovante de Residência
- 1 Foto 3x4 - Contrato
* Todas cópias devem ser autenticadas em cartório;
* Após o pagamento da primeira parcela (matrícula), a documentação deverá ser entregue pelo aluno na secretaria de EAD da Universidade (pessoalmente) ou via correios - Endereço para envio: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA - EAD, Rua Doutor Cesário da Motta, 08 - Bloco F - Sala F12, Boqueirão - Santos/São Paulo, CEP 11045-040 ou por email: rose@unisanta.br.

Condições de pagamento

matrícula + 11 parcelas

Local

Universidade Santa Cecília