Este curso visa mostrar a importância da contação de histórias na aprendizagem da Educação Infantil e as séries iniciais do ensino fundamental propondo técnicas e meios do educador trabalhá-las em sala de aula. Ao contar uma história, o professor deve trabalhar de forma descontraída e alegre, onde a criança possa vivenciar um mundo diferente da sua realidade utilizando sua criatividade e imaginação e, assim, possibilitando seu desenvolvimento. As histórias devem proporcionar a formação do caráter e dar à criança perspectivas, mostrando um caminho onde elas possam se posicionar criticamente, avaliando sua realidade.
GERAIS:
• Conceituar e ampliar os conhecimentos pertinentes ao universo da contação de história e sua eficácia nas escolas e no trabalho efetivo dos professores.
• Versar sobre reflexões teóricas que servirão como base para a prática exercida pelo educador na educação infantil e series iniciais do ensino fundamental.
ESPECÍFICOS:
• Ressaltar a importância da contação de histórias no processo de ensino aprendizagem.
• Desenvolver a oralidade por meio da contação de histórias.
• Estimular o trabalho com a escrita, dando ênfase ao reconto e ao resumo.
• Trabalhar a compreensão de texto através da contação de histórias.
Professores, Coordenadores e/ou profissionais de diversas áreas e formação, que tenham desejo de enriquecer suas aulas por meio da contação de histórias.
MÓDULO 1: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL
1.1. A Origem da Literatura Infantil
1.2. A história dos contos de fadas
1.3. O simbólico na educação infantil e a representação na contação de histórias
MÓDULO 2: METODOLOGIAS E DIDÁTICAS
2.1. Metodologia do trabalho científico
2.2. Formação Docente
2.3. Didática do Ensino Superior
MODULO 3: COMO SE CONSTRÓI A HISTÓRIA CONTADA
3.1. A dramaticidade essencial para criação e apresentação de contos
3.2 Técnicas orais e corporais
3.3. Importância da voz e do cenário
MÓDULO 4: VIVÊNCIA ENTRE CRIANÇAS
4.1. Criança de EI – mundo imaginário
4.2. Contação história no EF com leitura e escrita
4.3. Escolha dos temas X faixa etária
MÓDULO 5: A PRÁTICA DA CONTAÇÃO HISTÓRIAS
5.1: A produção de histórias
5.2. Escolha de temas atuais
5.3. Quando e como introduzir leitura de histórias
MODULO 6: ELABORAÇÃO DE PROJETO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
6.1. Escrita e escolha do conto – justificativa;
6.2. Tempo e tema
6.3. Construção de um projeto completo de contação de histórias. TCC
Ricardo Libanori
Marcia do Vale
Curso na modalidade EaD.
Conteúdo disponibilizado através de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que pode ser acessado de qualquer computador conectado à Internet de acordo com a disponibilidade do aluno.
Obs.: Caso não haja o número mínimo de inscrições, a Unisanta se reserva o direito de não realizar o curso.
- 1 Cópia do Diploma
- 1 Cópia do Histórico da Graduação
- 1 Cópia do RG
- 1 Cópia do CPF
- 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento
- 1 Cópia do Comprovante de Residência
- 1 Foto 3x4 - Contrato
* Todas cópias devem ser autenticadas em cartório;
* Após o pagamento da primeira parcela (matrícula), a documentação deverá ser entregue por email: posgraduacaoead@unisanta.br.
matrícula + 5 parcelas
Universidade Santa Cecília
Comprovar uma graduação.