Cursos de Graduação EAD LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Selo

Apresentação

O curso de Pedagogia da EAD Unisanta dimensiona o processo de ensino e aprendizagem tendo como ponto de partida a elaboração do seu Projeto Pedagógico. O curso e a Universidade compartilham o desenvolvimento de competências que possibilitam o aperfeiçoamento da prática pedagógica.

A graduação, com três anos de duração, tem como prioridade aprimorar a qualidade na educação em relação à formação profissional, além de acompanhar as evoluções tecnológicas constantes e as profundas mudanças no cenário educacional.

A renovação da Portaria nº 913/18 do curso de Pedagogia foi publicada em 28 de dezembro de 2018. O curso também atende à Resolução nº 2 do CNE, de julho/2015, apresentando uma estrutura curricular inovadora e integrada.

A Universidade Santa Cecília é referência em tecnologia e atualização constante nos seus métodos utilizados para um ensino de excelência. São mais de 100 polos distribuídos por todo o país.

Nos cursos EAD, você conta também com a participação do professor em AULAS AO VIVO!

Autorização

N°913 - DOU, de 27/12/2018.

Objetivos

Geral
Formar professores para atuarem na docência da Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio (modalidade Normal), na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e profissionais conscientes de sua responsabilidade político-social, capazes de participar da organização, gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em contextos escolares e não escolares e capazes de assumir de maneira crítica, criativa e construtiva o trabalho pedagógico.

Específicos
* Formar educadores que sejam capazes, na prática, de demonstrar elevado nível de consciência crítica e criativa face à história e às reais condições de vida da sociedade brasileira;
* Preparar docentes para o magistério na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e na formação de professores (modalidade Normal),
* Conhecer e respeitar, considerando as diferenças das pessoas com necessidades especiais, tendo em vista a abrangência e a diversidade da sua ação profissional diante da educação, entendida como atividade política que se realiza no âmbito da sociedade;
* Formar o profissional para participar na gestão do trabalho pedagógico, incluindo o planejamento, a execução e a avaliação de sistemas, unidades e projetos educacionais, em contextos escolares e não escolares;
* Mediar a construção de uma prática pedagógica que demonstre fidelidade aos princípios fundamentais de uma educação humanística e cidadã;
* Contribuir para o avanço de propostas da educação, em geral, e do ensino, em particular; produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos;
* Possibilitar a participação do aluno em atividades de pesquisa e extensão.

Ambiente de atuação

Com um mercado de trabalho em ascensão, a profissão não está restrita apenas à escola e atualmente exige intensa participação no cenário educacional e conhecimento atualizado da realidade local, regional e nacional, a fim de articulá-los com o ensino.

Pode atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na modalidade Normal; na Gestão, Coordenação e Orientação Educacional; na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, nas escolas públicas e privadas, creches, centros de convivência, Conselhos Tutelares, abrigos, organizações não governamentais (ONGs), gibitecas, brinquedotecas, consultorias e assessorias educacionais e editoras de livros didáticos.

O pedagogo poderá trabalhar também na Educação Especial Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos; instituições produtoras de cursos a distância; hospitais, bibliotecas, museus; órgãos públicos ligados à educação, empresas públicas e privadas em projetos de responsabilidade social; gestor ou coordenador de serviços de apoio escolar em escolas e em instituições educacionais não escolares.

Público Alvo

Candidatos portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente e portadores de diploma de Curso Superior.

Programa

Fundamentos de Estudos a Distancia
Leitura e Produção de Textos
Filosofia da Educação
História da Educação
Psicologia da Educação
Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação
Teoria e Pratica do Currículo
Didática
Educação Não - Formal
Legislação Educacional
Educação para Relações Étnicos Raciais
Ética: Direitos Humanos, Educação e Trabalho
Metodologia do Ensino de Artes
Educação Especial e Inclusiva
Políticas Educacionais
Práticas de Ludicidade e Movimento
Prática de Ensino na Educação de Jovens e Adultos
Metodologia do Ensino de História e Geografia
Atividade Complementar I
Metodologias e Práticas Docentes na Educação infantil
Metodologias e Práticas de Alfabetização e Letramento
Literatura Infantil e Juvenil
Metodologia de Ensino de Matemática
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Metodologia de Ensino Ciências/ Ambiente/Sustentabilidade
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental
Estágio Supervisionado na Educação Infantil
Organização do Trabalho Docente na Educação Infantil
Estatística Aplicada a Educação
Libras
Organização do Trabalho Docente no EF e Médio
Metodologia do Trabalho Cientifico na Educação
Projeto de Ensino na Educação
Atividade Complementar II
Gestão Escolar
Formação Docente
Avaliação Institucional e Escolar
Gestão de Espaço não Formal
Metodologia e Pesquisa em Educação
Avaliação do Processo Educativo
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar
Estágio Supervisionado em Espaços Não Formais

Docentes

Profa. Mestra Ana Carolina Senger http://lattes.cnpq.br/6782663333846234
Profa. Doutora Ana Kalassa http://lattes.cnpq.br/1419061079859617
Prof. Mestre Artur Fontes http://lattes.cnpq.br/7310346251279578
Profa. Mestra Carolina Ferreira http://lattes.cnpq.br/4699997375924290
Profa. Doutora Carolina Rodrigues Lincoln de Carvalho http://lattes.cnpq.br/7287138599170463
Prof. Mestre Claudio Carvalho http://lattes.cnpq.br/2677016890164166
Profa. Mestra Paula Denari http://lattes.cnpq.br/9354316779674085
Profa. Mestra Lucimara Acosta http://lattes.cnpq.br/8771952007466068
Profa. Doutora Márcia Vale http://lattes.cnpq.br/9596507338400441
Profa. Mestra Marina Savordelli Versolato Pugin http://lattes.cnpq.br/2837826729635183
Profa. Doutora Sylvia Bytencourt http://lattes.cnpq.br/3181137441831070
Prof. Dr. Tassio Acosta http://lattes.cnpq.br/9459372033217997

Horário do Curso

Curso na modalidade EaD. Possui flexibilidade de acesso ao conteúdo.
Sugere-se uma dedicação diária para acompanhamento de material e estudo.
Encontros presenciais obrigatórios duas vezes no semestre

Documentos

Cópia e original de todas documentações abaixo.

* Histórico Escolar do Ensino Médio (antigo 2º Grau)
* Certificado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau)
* Certidão de Nascimento ou de Casamento
* Certificado de Reservista
* Título de Eleitor
* Cédula de Identidade
* Cadastro de Pessoas Físicas
* Uma foto 3x4 recente
* Comprovante de residência

Condições de pagamento

Mensalidades com vencimento dia 10*
*Consulte sobre datas especiais para cidades de MG

Requisitos

Todas as inscrições para os cursos da UNISANTA devem ser feitas diretamente pelo link no canto superior direito (vestibular.unisanta.br/ead)
Os candidatos que se inscreverem na opção “2º graduação” terão seus documentos analisados para aproveitamento de estudos.
As análises são realizadas exclusivamente pela coordenação pedagógica do curso, na sede da UNISANTA.