Cursos Livres GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL E FAMILIAR

Apresentação

Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE e pela CNC em 2016, mais da metade das famílias brasileiras possuem dívidas e cerca de um terço delas estão com as dívidas atrasadas ou inadimplentes. Este é um mal que atinge todas as classes econômicas, afeta o nível de produtividade das empresas, culmina em oscilações imprevisíveis dos níveis de consumo, prejudicando, assim, empresas e varejistas.
Dessa forma, é fundamental contribuir para a educação financeira da nossa sociedade, com um curso que aborde de maneira clara e objetiva as causas do endividamento e as soluções que devem ser adotadas. Elaborado em 2012 para o Programa de Autonomia Financeira da UNICAMP (PROAF) e aperfeiçoado continuamente desde então, o presente curso de Gestão Financeira Pessoal e Familiar busca apresentar ao aluno os conceitos e técnicas que irão auxiliá-lo na organização e planejamento das suas finanças pessoais e familiares, por meio de uma abordagem prática, uma linguagem simples e um material didático próprio.
Serão abordados os princípios do planejamento financeiro pessoal, técnicas de organização orçamentária pessoal e familiar, como calcular e entender os juros praticados no nosso país, o funcionamento dos principais produtos financeiros e os direitos do consumidor de serviços bancários.

Público Alvo

Todos os públicos são incentivados a participar desse curso, especialmente jovens e adultos que desejam sair ou evitar situações de endividamento, aqueles que buscam a sua autonomia financeira e se preocupam com a sua saúde orçamentária, aqueles que estão em seu primeiro emprego, aqueles que estão planejando começar a investir para a aposentadoria e microempreendedores individuais.

Programa

PROGRAMA DO CURSO

1. A situação financeira da família brasileira

2. Endividamento: O que é? Quais as suas causas e consequências?

3. Definindo o seu perfil de consumidor/financeiro

4. Planejamento Financeiro Pessoal/Familiar
a. Metas e Objetivos
b. Responsabilidades
c. Matriz PDCA
d. Orçamento pessoal/familiar

5. Entendendo o que são:
a. Juros
b. Taxa de Juros
c. Prazo
d. Formas de Parcelamento

6. Compreendendo os produtos e serviços financeiros/bancários
a. Conta Corrente e Conta Poupança
b. Cheque Especial
c. Cartão de Crédito
d. Empréstimo Pessoal
e. Financiamento de um bem
f. Leasing Automotivo
g. Financiamento Imobiliário
h. Consignado
i. Portabilidade/Refinanciamento
j. Consórcios

7. Noções de direitos do consumidor de serviços bancários

8. Considerações Finais

Condições de pagamento

à vista no boleto bancário
ou em 2x no cartão de crédito