PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

A sigla FAQs vem da língua inglesa - frequently asked questions – e significa "perguntas mais frequentes". As FAQs abaixo foram desenvolvidas pelo EaD UNISANTA com o intuito de esclarecer as eventuais e frequentes dúvidas dos alunos.

1. É necessário que o aluno cumpra as tarefas estabelecidas no curso todos os dias, sempre no mesmo horário? Isto não é necessário para a maioria dos cursos virtuais; entretanto, alguns cursos possuem encontros online. Esta opção varia de acordo com o professor conteudista que desenvolveu o curso. Na maioria dos casos o aluno é requisitado a deixar seu parecer por escrito em um fórum ou em uma lista de discussão para que seja apreciado por todos os participantes do curso. Há casos em que o professor tutor do curso agenda uma aula online – web-aula - para discutir o que foi colocado no ambiente virtual do curso. Estas aulas são programadas no 'contrato de aprendizagem' do aluno, com a devida antecedência como parte do curso.

2. Não seria mais proveitoso para o aluno se o curso virtual tivesse mais discussões em tempo real como acontecem nas aulas presenciais? Os cursos virtuais foram desenvolvidos para poder tirar proveito das vantagens que a tecnologia traz para o ambiente educacional e não replicar um modelo que funciona bem no ambiente tradicional de ensino. Dependendo do curso virtual, os alunos podem estar em diferentes regiões ou lugares e, consequentemente possuem agendas com horários diferentes também, dificultando, assim esta comunicação síncrona ou em tempo real. Esse tipo de comunicação seria uma vilã na modalidade de ensino via EaD. Além disso, não podemos esquecer que alunos de cursos virtuais se beneficiam dessa modalidade de ensino por conta do estilo e ritmo de aprendizado de cada indivíduo, isto é, o aluno pode revisar conteúdo e completar as tarefas dentro de seu ritmo, seguindo uma estratégia própria.

3. Como um tutor conduz um curso? Geralmente o professor tutor insere informações preliminares estabelecendo as regras para que a participação do aluno seja ativa e completa. O professor tutor também tem a responsabilidade de inserir o conteúdo do curso que pode ser composto por tarefas, vídeo-aulas, leituras, estudos de caso, quizzes, tópicos para discussão entre o grupo, além de estabelecer prazos, notas e datas de testes virtuais e presenciais. Dependendo do prazo estabelecido, os alunos têm o dever de apresentar a tarefa, seja ela qual for, para que sua participação seja avaliada devidamente pelo professor tutor. O professor tutor torna o curso interativo através do fórum,e-mail, chat ou lista de discussão para perguntar ou dar feedback para os alunos. Alguns professores tutores podem trabalhar de forma diferente; tudo vai depender do conteúdo a ser desenvolvido. Mas, em geral, o que foi descrito acima é o que acontece em ambientes virtuais de aprendizagem.

4. Eu posso 'falar' com o professor tutor de forma privada? Sim, isto é possível através da comunicação via email com o professor tutor, ou conversas telefônicas, ou até mesmo agendando horário para conversar presencialmente.

5. A falta de contato físico/presencial prejudica o processo de aprendizado? A falta do presencial não prejudica o processo de aprendizado e, certamente, o professor tutor possui outros caminhos para compensar essa falta. O telefone pode ser a ferramenta ideal para agilizar o esclarecimento de dúvidas. Além disso, o material/conteúdo presente no ambiente virtual de aprendizagem é desenvolvido de forma a privilegiar mais o ambiente educacional visual que o auditivo, característica fundamental de cursos virtuais. Em cursos virtuais aqueles alunos que são introvertidos na modalidade tradicional de ensino têm na modalidade virtual a oportunidade igual de participação. Fatores discriminantes como raça, necessidades especiais, sexo e aparência desaparecem e idéias e opiniões passam a ser o foco do curso.

6. Cursos virtuais diferem de cursos por correspondência? Cursos por correspondência são, geralmente, cursos de auto-estudo composto por comunicação escrita apenas entre instrutor e aluno. Os cursos virtuais são altamente interativos ou colaborativos onde prevalece a formação do grupo. Os alunos têm a oportunidade de participar de grupos de discussão, debates, e 'socialização' eliminando, assim o isolamento do método de cursos por correspondência. Essa característica 'social' de cursos virtuais também contribui para a construção do conhecimento por conta dos alunos poderem compartilhar informações e validar as idéias perante a reação do grupo.

7. O tipo de máquina/computador interfere no aproveitamento do curso? A cada curso oferecido há sempre o item de requisitos técnicos necessários para o perfeito aproveitamento do curso. Consulte este item na página do curso.

8. Como saber se o aluno é realmente quem está fazendo as tarefas ou participando do curso? Na verdade esta é uma pergunta contundente entre educadores prestes a fazer uso de EaD, no entanto, o problema, também preocupa educadores na modalidade tradicional de ensino. Por exemplo, como o docente sabe que foi o próprio aluno que completou a tarefa ou que desenvolveu o conteúdo para a apresentação de seminário ou trabalhos e até mesmo do TCC? Essas dúvidas, na verdade, sempre existirão independente da modalidade de ensino, seja ela virtual ou presencial. Na modalidade tradicional de ensino há meios de checagem através de documentos de identificação de alunos. Em grupos pequenos de alunos a veracidade de informações torna-se mais fácil por conta do docente ter condições de conhecer o aluno; sua personalidade e seu estilo de construção de conhecimento. Nos cursos virtuais, esta veracidade de informação é possível através do próprio aproveitamento do aluno dentro do ambiente virtual de aprendizagem através do constante acompanhamento do professor tutor.